Dia da Independência do Brasil

7desetembro

Finalmente, a tão esperada independência

O Dia do Fico significou um grande passo para a independência do Brasil. Após esse evento histórico, Brasil e Portugal começaram a caminhar para se separarem. D. Pedro estava em São Paulo quando lhe foi enviado uma carta que informava sobre um conjunto de decretos baixados, resoluções que dificultariam o processo de ruptura entre ambos os países. Contudo, o documento teve o efeito contrário, enterrando as últimas chances disso não ocorrer e servindo de estopim para a declaração da independência do Brasil.

No momento em que estava voltando para o Rio de Janeiro, o Príncipe Regente se reuniu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, com as pessoas que estavam consigo. Daí, foi proferida a frase tão conhecida pelos brasileiros: “Independência ou morte!”. O episódio, ocorrido em 7 de setembro de 1822, foi determinante para conduzir o Brasil ao processo de independência. Tendo em vista o local onde ocorreu, o evento é citado nos livros de História como o Grito do Ipiranga, mas possui a sua veracidade questionada. Por fim, é válido realçar que o Brasil não se tornou independente de imediato. Foram necessários alguns anos para, de fato, a nação brasileira alcançar o patamar de autônoma e soberana.

Por razão do grito ter sido dado no dia 7 de setembro, essa data foi escolhida para simbolizar o Dia da Independência do Brasil. Desta forma, além de este ser o momento em que diversas festividades e celebrações são promovidas para exaltar a nossa independência, o dia 7 de setembro é caracterizado por ser feriado nacional.

Bandeira do Brasil (imagem: Murilo Fonseca – Pexels)
Bandeira do Brasil (imagem: Murilo Fonseca – Pexels)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?