Origem da campanha

 Comemorado anualmente no Brasil e no mundo, o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos no decorrer dos anos 90. Naquela época, alguns estados estadunidenses promoviam campanhas isoladas relacionadas a esta temática. Posteriormente, a campanha recebeu aval do Congresso Americano, o que levou o país a ter, oficialmente, o mês de outubro como um período de mobilização nacional contra o câncer de mama.

Uma versão bastante considerada afirma que a campanha Outubro Rosa teve início através da “Corrida pela Cura”, movimento realizado em 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure. Os participantes do torneio ocuparam as ruas de Nova York, Estados Unidos, fortalecendo o movimento pela conscientização do câncer de mama e dando o pontapé inicial para a criação do Outubro Rosa. Durante a corrida, que tinha como objetivo arrecadar recursos para a fundação, foram distribuídos laços rosas, símbolo utilizado até hoje para representar o combate ao câncer de mama. Conforme o tempo foi passando, a “Corrida pela Cura” seguiu ganhando repercussão até que começou a ser promovida em caráter anual. Simultaneamente, outubro foi se tornando um mês destinado a realização de vários eventos contra a doença. Desta forma, não demorou muito para o Congresso Americano reconhecer o mês de outubro como uma época para se falar sobre o câncer de mama.

Os anos foram avançando e, pouco a pouco, a campanha Outubro Rosa se espalhou pelo mundo. E não pense que o Brasil ficou de fora dessa. Por aqui, a campanha chegou alguns anos mais tarde, em outubro de 2002. Na ocasião, um monumento localizado em São Paulo, denominado Obelisco do Ibirapuera, recebeu uma iluminação cor-de-rosa, dando largada ao movimento contra o câncer de mama. No entanto, foi somente a partir de 2008 que a campanha de fato avançou no país e caminhou para se tornar cada vez mais conhecida entre os brasileiros.

out2
Imagem: eliandro_anjos93 – Pixabay

Iluminação rosa

Você já deve ter notado que, quando o mês de outubro chega, a cor rosa costuma ser vista em vários lugares, sobretudo iluminando prédios e monumentos. O porquê disso? Para chamar a atenção do público sobre a campanha! Sem contar que essa ação dá um toque especial às noites, deixando diversos edifícios iluminados nas cidades.

A saber, um dos principais monumentos do Brasil que, inclusive, é reconhecido internacionalmente, segue sendo iluminado pela luz rosa em outubro. Trata-se do Cristo Redentor, que desde 2008, participa da campanha contra o câncer de mama. O resultado da iluminação pode ser resumida em uma única palavra: incrível. Afinal, a construção por si só já é de tirar o fôlego. Com o rosa, cor que está ligada a beleza e delicadeza, o Cristo Redentor ganha ainda mais destaque nas noites dos cariocas, ajudando, ao mesmo tempo, a propagar uma importante campanha em prol da vida.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?