Em 1970, um ano após a Rebelião de Stonewall, ocorreu, nos Estados Unidos, a primeira Parada LGBT+ do mundo. Já em São Paulo, foi no ano de 1997 que a capital paulista viu acontecer a sua primeira edição do evento. A primeira Parada LGBT+ de São Paulo, realizada na Avenida Paulista, não chegou a ter a proporção que têm tido nos dias de hoje: houve, aproximadamente, duas mil pessoas presentes. Já na 23º edição, ocorrida em 2019, o número de participantes na Paulista ficou na casa dos três milhões. Oito anos atrás, em 2011, esse número atingiu seu recorde: 4 milhões.

É importante ressaltar que a Parada LGBT+ não ocorre apenas no Brasil. Canadá, Israel e Estados Unidos são exemplos de países onde o evento também é promovido. Contudo, há de se destacar que é no Brasil, especificamente na Avenida Paulista (SP), onde acontece a maior Parada LGBT+ do mundo.

Cores da bandeira LGBT+

Foto - bandeira LGBT+
Imagem: Alexander Grey – Pexels

Muitos de nós já conhecemos a bandeira LGBT+, também chamada de bandeira arco-íris, elaborada no ano de 1978 pelo artista estadunidense Gilbert Baker. A sua diversidade de cores cintilantes atraem facilmente os nossos olhares. No entanto, cada uma das seis cores presentes na bandeira carrega um significado. Veja mais a seguir.

  • Vermelho: simboliza a vida
  • Laranja: representa a saúde
  • Amarelo: retrata a luz solar
  • Verde: representa a natureza
  • Azul: simboliza a harmonia
  • Roxo: se refere ao espírito

Além de ter sido criada em 1978, foi nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de São Francisco, que a bandeira LGBT+ foi às ruas pela primeira vez. Inicialmente, a bandeira era formada por oito cores. Posteriormente, o número de cores foi reduzida para seis, compondo o design que conhecemos hoje.

Levantamento do IBGE

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado no dia 25 de maio de 2022, 1,8% da população brasileira acima de 18 anos se declarou homossexual ou bissexual em 2019. O porcentual corresponde a 2,9 milhões de pessoas. Com o público de 2019 estimado em 159,2 milhões, o IBGE apurou que 1,2% afirmaram ser homossexuais e 0,7%, bissexuais. Além disso, 94,8% se declararam heterossexuais e 0,1% disseram ter outra orientação sexual. Outros 1,1% não souberam responder qual a sua orientação sexual.

A defesa da diversidade em sua TV Corporativa

Ficou interessado no assunto discutido hoje? Então, conte conosco para propagar essa causa em sua TV Corporativa da Nextmídia. Este canal de comunicação permite que você transmita mensagens acerca deste tema para inúmeras pessoas, destacando o dever de todos de sempre respeitar a diversidade de gênero.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?