No dia 7 de junho de 2022, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que prevê a criação do Junho Verde. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre assuntos relacionados ao meio ambiente. No entanto, não espere a proposta entrar em vigor para começar a mobilizar as pessoas. Comece utilizando os meios que você já tem!
Como assim?
Para propagar uma causa, é necessário, sobretudo, transmitir uma determinada mensagem para o maior número de pessoas. E para isso, pode-se desfrutar das mídias detentoras de grande audiência, que englobam desde as redes sociais até a mídia Out of Home.
Não se engane achando que a TV Corporativa do seu estabelecimento não é um canal ideal para fortalecer campanhas e causas. Este não só é um meio eficiente de se comunicar com o público, como permite que seus conteúdos tenham um visual dinâmico e atrativo. Assim, as campanhas em prol do meio ambiente podem ser um sucesso em sua TV Corporativa, atraindo os olhares das pessoas que passarem pelo local e provocando a reflexão necessária.
O que veicular na TV Corporativa?
Para combatermos de modo efetivo alguns dos problemas ambientais que enfrentamos, é necessário a união de todos no cumprimento de algumas medidas. Veja abaixo algumas orientações que você pode veicular em sua TV Corporativa.
- Diminua o uso de sacolas plásticas
Embora a sacola plástica ofereça praticidade na hora das compras, o seu período de decomposição é extremamente demorado, variando de 100 a 400 anos. Sem contar que o seu descarte inadequado pode causar grandes impactos ao meio ambiente, vide os inúmeros animais marinhos que perdem a vida ingerindo sacolas plásticas ou ficando presos nelas.
- Recicle o que for possível
Estima-se que, anualmente, 80 milhões de toneladas de lixo são produzidos só no Brasil. Deste modo, é de suma importância reciclar tudo o que for possível, atribuindo, até mesmo, outras finalidades para aquilo que antes seria descartado.
- Separe o lixo
Quando falamos de reciclagem, não podemos deixar de lado a necessidade de separarmos o lixo antes de jogá-lo fora. Inclusive, é comum que encontremos, em diversos lugares, lixeiras identificadas de acordo com o material que deve ser descartado em cada uma delas: papel, plástico, metal, vidros, orgânicos etc. Tudo isso para que a coleta seletiva possa, facilmente, separar os resíduos (materiais reutilizáveis), dos rejeitos (materiais não reutilizáveis).
- Economize água
Calcula-se que 70% do Planeta Terra seja composto por água. Todavia, cerca de 97,5% da água do mundo é salgada e apenas 2,5%, doce. E não pense que toda essa água doce está disponível para o consumo. Afinal, a maior parte dela encontra-se acumulada em geleiras. À vista disso, é notório a urgência de economizarmos água, até mesmo por um motivo óbvio: para evitar o desabastecimento. Não podemos esquecer que na ausência deste recurso primordial, não há como a vida se sustentar, tampouco prosperar.
- Preserve as áreas verdes
Em meio a um dia quente, sentir um ar fresco ou poder se abrigar em uma sombra é algo apreciado por todos nós. Contudo, para isso, é necessário que hajam árvores espalhadas por diversos pontos e, acima de tudo, preservá-las. Por absorver o gás carbônico, as árvores são um meio natural de conter a ascensão desenfreada do efeito estufa, sendo responsáveis também por liberar gás oxigênio, tão indispensável para a vida. Além disso, as árvores alavancam a qualidade do ar, aumentando sua umidade e diminuindo a poluição nele presente.