Se você quer permitir que seus conteúdos sejam vistos mais de longe pelo público, o video wall é uma opção recomendada para você. Muito utilizado em lojas, shoppings, auditórios e salas de reunião, este recurso tecnológico é uma espécie de quebra-cabeça, cujas peças são telas que, quando encaixadas umas às outras, transmitem vídeos e imagens de modo sincronizado. Conforme o espaço disponibilizado para a montagem do video wall, você pode escolher telas com determinada quantidade de polegadas. Além disso, você pode optar ainda por selecionar e utilizar as telas que possuem a resolução de imagem e o brilho que melhor harmonizam com o ambiente de instalação do videowall.
Não existe apenas um tipo de video wall, tendo em vista que as telas podem ser dispostas de diferentes formas. Assim, conforme o modo como elas são colocadas, existem basicamente 4 modelos de video walls. A seguir, conheça mais sobre cada um deles.
Matriz Quadrada
A matriz é uma espécie de tabela com números que ocupam determinadas posições. Em uma matriz quadrada, o número de linhas e colunas são iguais. A ideia deste tipo de video wall é o mesmo que a de uma matriz quadrada, só que, em vez de números, há telas. Portanto, este é o video wall em que o número de telas nas linhas é igual ao de telas nas colunas. Para montar um video wall deste tipo, coloque as telas nos formatos 2X2, 3X3, 4X4, 5X5 etc.
Portrait
Neste tipo de video wall, o número de linhas é maior que o de colunas. Com isso, a imagem é projetada sempre na posição vertical. Dispondo as telas nos formatos 2X1 ou 4X2, por exemplo, você obtém um video wall do tipo portrait.
Landscape
Este video wall é o inverso do portrait. Aqui, o número de colunas é maior que o de linhas. Deste modo, a imagem é projetada na posição horizontal. Para obter o video wall do tipo landscape, coloque as telas em formatos 1X2, 2X4 ou 4X8, por exemplo.
Mosaico
Que tal ter um video wall em um formato artístico que vai impressionar os seus clientes e inovar o visual da sua empresa? Conte com o video wall mosaico para isso! Nele, as telas, que podem ser de diferentes tamanhos, são dispostas de maneira irregular, tornando a divulgação de seus conteúdos muito mais criativa. Além do mais, é importante mencionar que este tipo de video wall exige um software próprio para que os conteúdos sejam transmitidos de modo sincronizado em cada tela.