Controvérsias e curiosidades
O quadro “Brado do Ipiranga”, pintado por Pedro Américo, busca representar como teria sido o momento em que a Independência do Brasil foi proclamada. Na obra, podemos ver D. Pedro I montado em um cavalo Alazão e erguendo uma espada. Apesar da pintura ser considerada um grande símbolo da nossa independência, não podemos deixar de lado as controvérsias que rondam esse evento histórico. Uma das contestações afirma que D. Pedro não estava em um cavalo quando proferiu os dizeres “Independência ou Morte!”, mas sim em uma mula.
Além disso, existe ainda outro fato curioso e até inusitado. Segundo declaração feita pelo coronel Manuel Marcondes, que testemunhou o episódio da independência, D. Pedro apresentava dor de barriga naquele memorável 7 de setembro. Especula-se que tal problema intestinal se deu em razão de algum alimento estragado que ele teria ingerido quando estava em Santos, litoral de São Paulo.
Por último, cabe realçar aqui algumas informações de grande relevância. O primeiro diz respeito ao bicentenário da independência celebrado em 2022, quando a Independência do Brasil completa os incríveis 200 anos. Já o segundo relaciona-se com a questão de 7 de setembro ser feriado nacional, algo, inclusive, previso em lei (vide Lei nº662, de 6 de abril de 1949).