Dia da Árvore

arv01

Importância das árvores

Podemos até não notar a importância das árvores em nosso dia a dia, mas fato é que a nossa dependência por elas é enorme. Inicialmente, precisamos nos atentar para o papel que as árvores desempenham na regulação do ar. Diga-se de passagem, esse ser vivo exerce a importante função de absorver gás carbônico e liberar gás oxigênio em um processo intitulado de fotossíntese.

As árvores são conhecidas por transportar a água do solo para suas folhas através de uma estrutura chamada xilema. Desta forma, uma parcela desta água é encaminhada para atmosfera via fenômeno conhecido como evapotranspiração. Tudo isso contribui para a formação de nuvens, que, por meio dos ventos, chegam a regiões mais secas e até desérticas. A condução das nuvens para tais localidades eleva a umidade e promove a geração de chuvas. Para entendermos melhor isso, vejamos o fenômeno dos rios voadores.

Quando as árvores transpiram, um grande volume de água é lançado na atmosfera. Isso impulsiona a formação de massas de ar saturadas de vapor d’água, que são transportadas pela ação dos ventos. Na região Amazônica, estima-se que existam bilhões de árvores que, por sua vez, liberam diariamente uma imensa quantidade de água para a atmosfera. Assim, são formadas massas de ar carregadas de água em vapor, que, a partir das correntes aéreas, levam umidade para toda América do Sul, sobretudo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste do território brasileiro.

Por outro lado, apesar de ser notório a forma como as árvores são fundamentais para o mundo, seguimos enfrentando um sério problema: o desmatamento. De acordo com informações do sistema Deter, no período de janeiro a junho deste ano, a Amazônia Legal perdeu uma área que corresponde a mais de duas vezes o município de São Paulo. A capital paulista possui uma área de cerca de 1.521 km², sendo que, aproximadamente, 3,9 km² da floresta foi desmatado. Com isso, o bioma teve o índice de desmatamento mais elevado para o primeiro semestre desde 2016.

Comemoração do Dia da Árvore

No dia 24 de fevereiro de 1965, o então presidente do Brasil, Humberto Castello Branco, emitiu o decreto de nº 55.795, que previa a substituição do “Dia da Árvore” pela “Festa Anual das Árvores”. Como o país detém de “características fisiográfico-climáticas” que variam, o decreto definiu que alguns estados brasileiros celebrariam a data em determinado período, enquanto os demais estados comemorariam em outro momento. Assim, foi decretado que as celebrações aconteceriam na última semana de março em algumas regiões do país e na semana que começa em 21 de setembro, em outras (vide Art 3º do decreto). No entanto, mesmo assim, o Brasil manteve a tradição de celebrar o Dia da Árvore no decorrer do mês de setembro.

É nítido a importância das árvores na regulação do meio ambiente. E foi pensando em formas de mostrar às pessoas o quanto as árvores são essenciais que surgiu uma data para celebrá-las: o Dia da Árvore. A comemoração acontece em todo mundo, especificamente no período em que inicia a primavera. Deste modo, a data varia de país para país. No Brasil, a celebração ocorre em 21 de setembro, dia que antecede o começo da primavera por aqui – no Hemisfério Sul, a estação começa em 22 ou 23 de setembro, dependendo do ano, e no Hemisfério Norte, em 19 ou 20 de março. Já na Alemanha, por exemplo, a data é comemorada em 25 de abril.

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta

Em outra época do ano, festeja-se o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta. Esta celebração tem como origem uma realização do jornalista Julius Sterling Morton. O feito ocorreu em 10 de abril de 1872, quando Julius decidiu promover ações para reflorestar algumas regiões do estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Desta forma, o evento foi denominado de “Arbor Day”.

Foi só no ano de 1971 que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) propôs que fosse instituído o Dia Mundial da Floresta. A data designada para as comemorações foi 21 de março, visto que é por volta deste dia que tem início a primavera no Hemisfério Norte. Finalmente, em 2012, o Dia Mundial da Floresta, também chamado de Dia Internacional das Florestas, foi instaurado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Todo ano, a data é celebrada acompanhada de um tema. Em 2021, por exemplo, o slogan escolhido foi “Restauro florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”. Já em 2022, o mote estipulado foi “florestas, produção e consumo sustentáveis”.

Dia da Árvore na TV Corporativa

Achou o assunto de hoje interessante? Então, disponha da sua TV Corporativa para expor ao público a importância das árvores. Veicule conteúdos sobre as comemorações promovidas no Brasil e no mundo, e não deixe de divulgar também campanhas em defesa do meio ambiente. Utilize esse canal de comunicação para, acima de tudo, conscientizar as pessoas. Confira abaixo algumas sugestões de postagens para você fazer em sua TV Corporativa da Nextmídia!

  • arv02
  • arv03
  • 05
  • arv04
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Postagens Recentes
Precisa de ajuda?