Dia Mundial Sem Carro

car1

O carro, sem dúvida alguma, possui uma alta reputação por oferecer conforto, privacidade e praticidade aos usuários. A depender da conjuntura, o carro pode servir até mesmo de status. No entanto, apesar de dispor de inúmeros benefícios, este veículo detém alguns pontos negativos. A primeira problemática diz respeito ao congestionamento, ocasionado quando há uma grande concentração de carros nas ruas. Já o segundo, se refere aos impactos que eles, assim como outros veículos, geram na atmosfera. Todavia, se considerarmos que, em diversas cidades, há mais carros circulando do que qualquer outro tipo de veículo (caminhão, ônibus, motos etc), chegaremos a conclusão de que as implicações que eles provocam no meio ambiente é exorbitante. Só para se ter uma ideia, em São Paulo, 72,6% da irradiação de gases do efeito estufa são causados pelos carros, de acordo com um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) divulgado em 2017.

Pelo fato dos automóveis liberarem gases do efeito estufa na atmosfera, eles contribuem para o agravamento do aquecimento global. Sem contar que, por emitirem substâncias poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3) e o dióxido de nitrogênio (NO2), eles também são responsáveis pela poluição do ar. Você pode se indagar sobre o motivo pelo qual frisa-se tanto os efeitos maléficos que os carros causam ao meio ambiente, quando, simultaneamente, muitos outros veículos seguem produzindo gases poluentes e do efeito estufa também. Siga a leitura que, em breve, será explicado o porquê disso.

Quando falamos de mobilidade urbana, pensamos nas diversas formas que as pessoas podem se locomover: ônibus, metrô, carro, bicicleta, a pé etc. Apesar do conforto e tempo de viagem poderem ser influenciados dependendo do meio, será possível sair do “ponto A” e chegar ao “ponto B” sem maiores problemas. Isso, evidentemente, dependendo da distância e, no caso do ônibus e metrô, das frotas disponíveis.

Além do mais, em meio a tantas opções de transporte, existem aqueles que impactam menos o meio ambiente, como a bicicleta e o metrô, por exemplo. Por outro lado, há modalidades de deslocamento que, embora não sejam ecologicamente sustentáveis, possuem capacidade para carregar dezenas e até centenas de pessoas de uma vez só. É o caso dos ônibus que são movidos a combustíveis fósseis (combustíveis geradores de gases poluidores), mas que podem transportar inúmeros passageiros. Com eles, ao invés de cada pessoa utilizar um carro para chegar ao seu destino – com cada um deles emitindo gases poluentes na atmosfera –, elas usufruem de um único veículo (ônibus) para se deslocarem. Fora que já existem frotas deste meio de transporte coletivo que, inclusive, são movidas a base de recursos sustentáveis, como a energia elétrica.

Dia Mundial Sem Carro

Diariamente, incontáveis carros percorrem as ruas, avenidas e estradas pelo mundo. E, notoriamente, deixam para trás uma grande quantidade de gases poluentes que também contribuem para o avanço do aquecimento global. A única exceção aqui são os carros elétricos, veículos que ainda não se tornaram populares.

Deste modo, surgiu o Dia Mundial Sem Carro (também conhecido como World Car Free Day), fundado em 1997 por ativistas franceses e celebrado anualmente no dia 22 de setembro. Quando olhamos para a origem desta data comemorativa, notamos que a sua celebração se deu de modo gradativo pelo mundo. As comemorações tiveram início na França, em 22 de setembro de 1997. Alguns anos mais tarde, especificamente em 2000, a União Europeia fundou a Jornada Internacional “Na Cidade sem meu Carro”, evento que mobilizou 760 municípios. No ano seguinte, em 2001, o número de cidades participantes saltou para mais de mil. Inclusive, neste mesmo ano, 11 cidades do Brasil decidiram promover o Dia Mundial Sem Carro, entre eles Belo Horizonte, Belém, Vitória, Goiânia, Piracicaba etc. Por fim, em 2002, surgiu a Semana Europeia da Mobilidade, que perdura de 16 a 22 de setembro.

Dia Mundial Sem Carro na TV Corporativa

Se você curtiu o assunto de hoje, então desfrute da sua TV Corporativa para incentivar as pessoas a repensarem sobre os meios de transporte que utilizam cotidianamente. No Dia Mundial Sem Carro, propague conteúdos que as encorajem a usar meios de locomoção mais sustentáveis, como a bicicleta e o metrô. Por fim, mas não menos importante, aproveite a sua TV Corporativa para divulgar como o maior uso do transporte público pode favorecer tanto o trânsito urbano quanto o próprio meio ambiente. Afinal, menos carros nas ruas significa menos congestionamento e, portanto, menor emissão de gases poluentes na atmosfera. Abaixo, seguem exemplos de conteúdos para você veicular em sua TV Corporativa da Nextmídia! Entre em contato conosco caso deseje introduzir essa temática neste seu canal de TV.

  • car2
  • car4
  • car3
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Postagens Recentes
Precisa de ajuda?