Dia da Independência do Brasil

7desetembro

A vinda da Família Real para o Brasil

Marcado por desfiles e festas públicas, a independência do Brasil é comemorada anualmente em todo o país. Data celebrada sempre no dia 7 de setembro, o Dia da Independência possui raízes que vão além deste século. Venha conferir!

D. João VI

O ano é 1807, época que a Família Real Portuguesa decidiu vir ao Brasil em virtude da invasão de Portugal pelas tropas francesas. Neste período, o Príncipe Regente D. João era quem governava Portugal. Uma das grandes problemáticas que o príncipe enfrentou naquele momento foi a pressão por parte de Napoleão Bonaparte a fim de que os portos do país fossem fechados para o comércio da Inglaterra. Isso porque Napoleão havia instituído o Bloqueio Continental, medida que proibia os países europeus de ter alguma relação comercial com a nação inglesa. No entanto, concomitantemente, Portugal não podia cessar o seu comércio com a Inglaterra, pois, dentre outros motivos, os ingleses eram um de seus principais consumidores.

À vista disso e com temores de uma reação por parte das forças de Napoleão Bonaparte, foi tomada a decisão de transferir a corte portuguesa para o território brasileiro. Assim, a Família Real, incluindo D. João, se dirigiu rumo ao Brasil acompanhados de quatro navios da Inglaterra, que serviram como escolta durante todo o trajeto.

No Brasil, a chegada da Família Real Portuguesa desencadeou uma sucessão de transformações. Como exemplo, podemos citar uma notória medida decretada por D. João, que, a saber, também foi rei de Portugal. Na ocasião, ele instituiu a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, o que, por consequência, liberou o Brasil a estabelecer relações comerciais com a Inglaterra. É válido pontuar que, antes disso, o mercado brasileiro vivia um regime de pacto colonial, o qual praticamente limitou os portos do Brasil a ficarem abertos somente aos portugueses.

Mais tarde, em 1810, D. João impôs outra medida, desta vez relacionada às tarifas alfandegárias. Mediante o Tratado de Comércio e Navegação, foi estipulado que as mercadorias da Inglaterra teriam 15% de taxa sobre importação. Portugal teria uma taxa equivalente a 16% e os demais países, 24%. Perceba que a tarifa imposta a Inglaterra foi menor que a aplicada sobre Portugal. Embora a diferença tenha sido de apenas um ponto percentual, isso contribuiu para que o comércio inglês tivesse mais vantagem que o comércio português, realidade amparada também pela melhor qualidade que os produtos da Inglaterra dispunham.

Cinco anos depois, especificamente em 16 de dezembro de 1815, outro feito alterou os rumos da nossa História: D. João elevou o Brasil para o Reino de Portugal. Essa determinação fez com que o reino passasse a ser chamado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Além disso, possibilitou que o Brasil deixasse de ser colônia, abrindo portas para que o país ascendesse à mesma posição política de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Postagens Recentes
Precisa de ajuda?