O que é a Amazônia

Quando ouvimos falar sobre a Amazônia, automaticamente, lembramos da Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical do planeta. Entretanto, a Amazônia é composta por muitos outros elementos. Por ser o lar de diversas espécies de animais e plantas, além do reduto de inúmeros rios – entre eles o rio Amazonas (maior do mundo em termos de volume) -, este bioma é a nossa principal referência quando falamos em biodiversidade. Além do mais, a Amazônia surpreende também por sua extensa área, que chega a ocupar outros países, tais como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, entre outros.

É válido mencionar ainda que existe a chamada Amazônia Legal, estabelecida pelo governo do então presidente do Brasil Getúlio Vargas. Esta porção tem uma área que supera os 5,2 milhões de quilômetros quadrados, chegando a se estender para nove estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Tocantins. Ela incorpora, inclusive, toda a Amazônia do território brasileiro e uma fatia do Cerrado e do Pantanal.

Dia da Amazônia

Para realçar às pessoas a importância da Amazônia, o bioma dispõe de um dia para ser comemorado: 5 de setembro. A data foi escolhida em alusão ao dia 5 de setembro de 1850, quando foi decretado por Dom Pedro II a fundação da Província do Amazonas, correspondente hoje ao Estado do Amazonas. O Dia da Amazônia foi instituído em 17 de dezembro de 2007, via Lei nº 11.621, sendo ele celebrado anualmente no Brasil.

A importância da Amazônia e os problemas que ela enfrenta

As árvores, sem dúvida alguma, tem o alto potencial de embelezar uma região. Afinal, quem nunca contemplou uma paisagem verde e se impressionou com a perfeição da natureza? No entanto, a essência delas vai além da sua beleza. As árvores são importantes elementos para a regulação do ar e do clima. Graças ao processo de fotossíntese, elas emitem gás oxigênio, fundamental pra os seres vivos, na medida em que absorvem gás carbônio, componente do efeito estufa. Além disso, por conta do processo de respiração, elas colaboram também na elevação da umidade relativa do ar. Com isso, são tidas como uma importante arma para poupar inúmeras localidades de climas secos, bem como evitar o avanço do aquecimento global e, consequentemente, da temperatura média do planeta.

Deste modo, sabendo que a Amazônia abriga a maior floresta tropical do mundo, composta por bilhões de árvores, é notório a relevância dela para o planeta Terra. Contudo, é importante destacar que, em contrapartida a muitas afirmações, a Amazônia não é o pulmão do mundo. Isto porque a maior parte do oxigênio produzido pela floresta acaba sendo consumido por ela mesma. Por outro lado, no tocante a umidade, é surpreendente o impacto que a Floresta Amazônica gera no clima. Devido ao processo de evapotranspiração de suas árvores, massas de vapor de água são formadas na atmosfera, constituindo os denominados “rios voadores” e levando, assim, umidade e chuva para diversos cantos do Brasil.

Muito embora seja visível a importância da Amazônia, o local tem sido palco de vários problemas ambientais. De acordo com o jornal francês “Le Monde”, em média, 18 árvores da Amazônia foram perdidas por segundo em 2021. E conforme menciona um estudo publicado neste mesmo ano na revista científica “Nature”, a Amazônia absorve agora menos gás carbônico do que libera na atmosfera. Este cenário é visto por alguns como uma das consequências do desmatamento e das queimadas que atingem a região. Fora isso tudo, a possibilidade de parte do bioma se transformar em savana está no radar de muitos cientistas, tendo sido este risco documentado, inclusive, em um estudo divulgado no jornal científico “Nature Communications”.

Conscientização já

Todos nós, em algum momento, já deve ter ouvido falar sobre o aquecimento global. Cientistas alertam há tempos sobre os riscos que esse fenômeno representa para a vida na Terra. Há relatos de que, caso a temperatura média global suba dois graus Celsius, uma série de desastres naturais terá início, na medida em que outros se tornarão mais intensos. E pior, sem que a humanidade possa voltar atrás. Dois graus Celsius é considerado um ponto de não retorno, ou seja, as consequências devastadoras deste aumento da temperatura seriam incontroláveis. Sem contar que o descontrole do clima seria também irreversível.

Já não bastando tudo isso, há estimativas que apontam alta probabilidade de não conseguirmos evitar uma variação da temperatura média do planeta nos patamares inferiores a dois graus. E é aí que fica evidente a necessidade de uma ação conjunta. As árvores, dispostas principalmente nas florestas, podem auxiliar no impedimento do avanço da temperatura global. Por isso que combater a destruição delas, incluindo lutar pela preservação da Amazônia, é uma forma de protegermos o mundo do pior. Jamais podemos esquecer que, apesar de existirem outros corpos celestes no universo, são poucos os que se assemelham com a Terra. Sem falar que, por ora, sequer dispomos de tecnologias para alcançá-los. Portanto, cuidar do Planeta Terra, que hoje é o nosso único lar, é um dever de todos.

Como forma de conscientizar o público, utilize a sua TV Corporativa para veicular conteúdos que mostrem às pessoas a necessidade de agirmos em prol do meio ambiente. Isso inclui transmitir, por exemplo, algumas dicas de hábitos sustentáveis que podem ser adotados, além de mensagens que promovam a reflexão sobre a importância de se preservar os recursos naturais do mundo. Aproveite também o Dia da Amazônia para inserir, na rede de programação da TV Corporativa, conteúdos relacionados a essa data comemorativa. Para isso, veja abaixo alguns modelos de templates para você propagar em sua TV Corporativa da Nextmídia!

  • amazonia-5
  • amazonia-4
  • amazonia-3
  • amazonia-2
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?