No segundo domingo de agosto, comemora-se, aqui no Brasil, o Dia dos Pais! Esse é o momento de fazer homenagens e mostrar o quanto nós os amamos. Inclusive, é uma época dos comércios faturarem mais, tendo em vista o hábito que as pessoas têm de comprar presentes. Mas você sabe como surgiu esse dia tão especial? Venha conferir!

Muito antes do que imaginávamos

Há relatos de que o primeiro Dia dos Pais foi celebrado na Babilônia há mais de quatro mil anos atrás. Na ocasião, um menino chamado Elmesu, filho de Nabucodonosor, havia escrito um cartão a seu pai. O bilhete, gravado em argila, foi um meio que o menino encontrou de desejar saúde e vida longa a ele. Assim, Nabucodonosor, que, além de pai do garoto, era rei na época, decidiu que a figura paterna teria o seu dia de homenagens, dando início a celebração.

Origem estadunidense

Ainda que o Dia dos Pais possa ter sido comemorado pela primeira vez há milhares de anos, existem informações de que a celebração começou a ser promovida graças a um feito de Louise Smart Dodd. Segundo relatos, em Washington, nos Estados Unidos, a jovem havia escutado uma homenagem da igreja às mães. Louise tinha muito orgulho de seu pai, William Jackson Smart, e pensou que poderia haver uma data em que os pais também fossem homenageados. William foi um veterano da Guerra Civil Americana e agricultor. Quando sua esposa, Ellen Victoria Cheek Smart, faleceu em 1898, ele se viu no desafio de criar os seus filhos sozinho.  

Há de se reconhecer que a situação de William não foi fácil. Trabalhando muito e superando as dificuldades que surgiam, o veterano de guerra conseguiu criar seus filhos, motivo também pelo qual Louise o admirava tanto. Desta forma, ela não mediu esforços para que os pais tivessem uma data comemorativa e decidiu encaminhar, no ano de 1910, um requerimento à Associação Ministerial de Spokane, tendo contatado, inclusive, as igrejas da sua cidade. A sua proposta ganhou apoio e, em 19 de junho de 1910, dia do aniversário de William, foi celebrado o primeiro Dia dos Pais. As rosas foram escolhidas como símbolo da comemoração. Enquanto as rosas de cor vermelha eram voltadas aos pais vivos, as de cor branca se destinavam aos pais falecidos.

Com o passar do tempo, o evento se espalhou pelos Estados Unidos até que, no ano de 1972, o então presidente do país, Richard Nixon, oficializou a celebração. Todavia, houve um adendo: foi decidido que o Dia dos Pais seria comemorado no terceiro domingo de junho.

Dia dos Pais no Brasil

Não demorou muito para que o Dia dos Pais se estendesse para outros países. Aqui no Brasil, ele foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A tradição chegou ao país graças ao publicitário Sylvio Bhering. Neste momento, você deve estar se perguntando: mas por quais razões o Dia dos Pais caiu em 16 de agosto no Brasil? O motivo diz respeito ao fato de esta ser a data em que se celebra o dia de São Joaquim, santo que foi pai de Maria e avô de Jesus. Deste modo, havia-se o objetivo de conectar ambas as celebrações. No entanto, mais tarde, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto, permanecendo assim até nos dias de hoje.

Dia dos Pais no mundo

Embora os países que celebram o Dia dos Pais tenham o mesmo objetivo de homenagear a figura paterna, muitos deles promovem o evento  em diferentes datas/períodos do ano. Confira alguns exemplos a seguir.

Em Portugal, a celebração ocorre no dia 19 de março, dia de São José, assim como na Angola, Itália, Cabo Verde, Espanha, entre diversos outros países. Já na Austrália, o evento é promovido no primeiro domingo do mês de setembro e na Suécia, no segundo domingo de novembro. A Rússia determinou que o Dia dos Pais coincidisse com o Dia do Defensor da Pátria: 23 de fevereiro. Por outro lado, os países do Oriente Médio escolheram 21 de junho para realizar a celebração, já que é nesta data que o verão se inicia por lá. Ademais, convém ressaltar que inúmeros países comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, como Chile, Estados Unidos, México, Filipinas, Cuba, Argentina, índia, Japão, Turquia, entre outros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?