Dia Nacional de Combate ao Fumo

fumo-1

O perigo do fumo

Há relatos de que o cigarro pode provocar uma sensação relaxante ao usuário, dando-lhes até um certo conforto. No entanto, as consequências do ato de fumar podem ser catastróficas. Embora o uso do cigarro seja muitas vezes vinculado ao câncer, há diversas doenças que ele tem potencial de ocasionar. São eles: enfisema pulmonar, impotência sexual, hipertensão, bronquite crônica, infarto, derrame cerebral, entre outras. No início, algumas das implicações que podem se manifestar são tosse, dor de cabeça e náusea. Já no longo prazo, o cigarro pode levar a pessoa a óbito. Portanto, é imprescindível conscientizar a sociedade sobre os perigos oferecidos por esta droga, expondo, ao mesmo tempo, os efeitos que ela ocasiona para o meio ambiente e, sobretudo, às pessoas que acabam por inalar a fumaça do cigarro (fumantes passivos).

Componentes do cigarro

Na hora de comprar cigarro, muitas pessoas subestimam ou não prestam atenção nas informações escritas na embalagem dos maços, que procuram alertar sobre o risco de fumar, tal como sobre as substâncias presentes no produto. Entretanto, não há como ignorar o fato de que os constituintes do cigarro são assustadoramente nocivos à saúde. Alguns dos componentes que chegam a despertar mais atenção são o monóxido de carbono, gás de alta toxidade, e a nicotina, também tóxico e responsável por causar o vício. Sem contar que o cigarro detém ainda uma substância radioativa presente até em armas nucleares. Trata-se do plutônio, um metal cancerígeno que emite radiação alfa.

No cigarro, há também níquel – conhecido por estar presente nas pilhas –, chumbo, acetona, urânio, arsênio – um dos constituintes do veneno de rato –, entre outras substâncias. Não é a toa que o uso do cigarro é altamente periculoso, deixando milhões de vítimas todos os anos. Segundo a OMS, mais de 8 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo em decorrência do cigarro, incluindo 1,2 milhão de fumantes passivos, que apesar de não fumarem, acabam inspirando a fumaça tóxica do produto.

Foto-cigarro
Imagem Tumisu 8211 Pixabay

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Já estão em vigor no Brasil inumeráveis campanhas contra o fumo. Afinal, com o tabagismo sendo o principal causador de morte evitável no planeta, é incabível uma postura inerte e negligente frente a esta problemática. Uma dessas campanhas prevê até mesmo mensagens e ilustrações nas próprias embalagens do cigarro, que buscam sensibilizar as pessoas sobre os males causados pelo item. Além do mais, o país dispõe também de uma legislação que proíbe as pessoas de fumar em áreas coletivas, com exceção de ambientes específicos voltados para essa prática.

Não obstante, foi criado ainda uma data de conscientização com o intuito de fortalecer a batalha contra o fumo: o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Estabelecida por meio da Lei nº 7.488, de 11 de junho de 1986, a data é comemorada em caráter anual, precisamente, em 29 de agosto. No decorrer deste período, são enrijecidas ações que visam mostrar ao público os perigos do fumo. Simultaneamente, procura-se incentivar as pessoas que fumam a abandonar este vício.

fumo-2
Imagem PublicDomainPictures 8211 Pixabay

Estimativas

De acordo com estimativa publicada no site das Nações Unidas (ONU News), há 1,1 bilhão de pessoas fumantes no mundo. No Brasil, até 2008, o número de brasileiros com idade superior a 15 anos que fumavam era de, aproximadamente, 24,6 milhões, segundo dados do IBGE. Ademais, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2018 mostrou que, naquele ano, o porcentual de fumantes no país foi de 9,3%, cálculo que considerou o público com idade de 18 anos ou mais. É válido mencionar ainda que, no 7º Relatório da OMS relacionado a Epidemia Mundial do Tabaco, o Brasil chegou a ser citado, inclusive, como um dos países referência na luta contra o tabagismo.

TV Corporativa na luta contra o fumo

A luta contra o fumo é, ao mesmo tempo, a luta pela vida. Não fique de fora desta árdua batalha! Se você dispõe de uma TV Corporativa, veicule nela informativos sobre os malefícios trazidos pelo uso do cigarro. Além disso, por meio deste canal de comunicação, incentive e encoraje as pessoas que fumam a descontinuarem com essa prática. Para isso, alerte-as sobre os riscos que o tabagismo não só oferece para elas mesmas, como para as pessoas que, involuntariamente, inalam a fumaça tóxica do cigarro (fumantes passivos). Por fim, e não menos relevante, advirta a todos que é possível vencer o vício. Para esse propósito, divulgue dicas de hábitos que, uma vez adotados, ajudam no abandono da dependência pelo cigarro. A seguir, confira alguns exemplos de posts para você lançar em sua TV Corporativa da Nextmídia. Fale conosco caso queira trazer a temática do Dia Nacional de Combate ao Fumo a este seu canal de TV!

fumo-4
Template da Nextmídia (1) sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo
fumo-5
Template da Nextmídia (2) sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo
fumo-6
Template da Nextmídia (3) sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Precisa de ajuda?