Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como pandemia, se tornou evidente a grande escala que a doença havia tomado. O novo coronavírus, em pouco tempo, se espalhou para centenas de países, lotou hospitais, pressionou sistemas de saúde e levou inúmeros governos a decretarem quarentena e lockdown.
Enquanto a ciência não encontrava uma vacina, medidas de prevenção contra o coronavírus foram fortemente recomendadas pelas organizações de saúde. E não pense que a conscientização da população em relação a tais medidas seria possível sem o auxílio dos meios de comunicação. Afinal de contas, quantas vezes você viu, só em sua televisão, campanhas orientando sobre a importância do uso de máscaras, por exemplo?
Além do mais, é importante lembrar que outras ferramentas de comunicação também foram essenciais para orientar a população, tais como as redes sociais e a mídia Out of Home, tendo sido esta última uma importante fonte de informação para aqueles que seguiram nas ruas no momento em que muitos de nós estávamos em isolamento social.
Há quem diga que será difícil erradicar a Covid-19. E, de fato, está demorando para que ela deixe de estar presente em nosso cotidiano. A doença tem sido controlada, sobretudo, graças à vacina. No entanto, casos e mortes pela doença continuam sendo registrados diariamente, embora em números menores comparado aos momentos mais críticos da pandemia. Sem contar que há momentos em que a curva de casos e óbitos recrudescem, o que é visto como indício de uma nova onda da doença.
Mesmo com a Covid-19 estando ainda em nosso radar, as nossas rotinas já começaram a retornar parcialmente ao normal. O comércio reabriu suas portas, as aulas presenciais foram retomadas e o uso de máscara deixou de ser obrigatório em ambientes abertos. Contudo, é necessário seguir reforçando alguns cuidados, ainda mais em momentos em que a incidência da doença se intensifica.
Seja em um escritório, loja, escola ou cartório, a TV Corporativa é um canal de comunicação eficiente em despertar a atenção de um grande número de pessoas. Desta forma, por que não aproveitar este recurso tecnológico para reforçar as medidas anti-covid adotadas pela sua empresa? Siga conscientizando as pessoas! Veicule conteúdos que exibam ao público as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção da Covid-19. Transmita os procedimentos que devem ser adotados na presença de algum sintoma. E, por fim, não deixe de difundir notícias relacionadas aos imunizantes disponíveis contra a doença. Lembre-se: na luta contra o coronavírus, informar as pessoas é indispensável.