Dia Mundial do Coração

cor1

Que o coração é um dos órgãos mais importantes para o nosso organismo todos nós já sabemos. No entanto, você sabe o porquê disso?

Composto por três camadas – endocárdio, miocárdio e pericárdio –, o coração exerce a importante função de bombear o sangue para o corpo. Estima-se que a quantidade de sangue bombeado por ele chega aos incríveis 70 mil litros por dia. Além disso, é graças ao coração que as células do nosso corpo recebem oxigênio e nutrientes, dois elementos vitais para o funcionamento delas.

O coração realiza dois tipos de movimento: sístole e diástole. No primeiro caso, o órgão contrai e bombeia o sangue para o organismo. Já na segunda situação, o coração entra em modo de relaxamento, se enchendo do sangue proveniente dos átrios.

Aliás, falando em átrios, é válido mencionar aqui as estruturas do coração. Basicamente, são quatro cavidades que o compõe: dois átrios (esquerdo e direito) e dois ventrículos (esquerdo e direito). Veja a função de cada um deles a seguir.

  • O átrio direito é responsável por receber o sangue procedente das veias cavas. Este sangue possui baixo teor de oxigênio e, por isso, é classificado como desoxigenado. Sem contar que, por meio da válvula tricúspide, o sangue presente neste átrio é encaminhado para o ventrículo direito.
  • O papel do átrio esquerdo é receber o sangue originado do pulmão, que, por ser rico em oxigênio, foi intitulado de sangue oxigenado. Vale destacar ainda que esse sangue é obtido pelas veias pulmonares. Além disso, é graças a válvula mitral que o sangue sai do átrio esquerdo e vai para o ventrículo esquerdo.
  • O ventrículo esquerdo tem a função de bombear o sangue oxigenado proveniente do átrio esquerdo. O bombeamento ocorre através da  artéria aorta. Após isso, o sangue segue para o corpo (com exceção do pulmão). Em termos de tamanho, este ventrículo supera o direito, sendo caracterizado, inclusive, por ser mais musculoso.
  • Por fim, o ventrículo direito tem como responsabilidade bombear o sangue desoxigenado que, por via da artéria pulmonar, é enviado para os pulmões.

cor2
Imagem GDJ 8211 Pixabay

Doenças cardíacas

Um dos maiores temores que as pessoas têm diz respeito a possibilidade de desenvolver alguma doença cardíaca. Pelo fato do coração ser imprescindível para o nosso corpo, uma vez debilitado, a vida pode ficar por um fio. Como exemplo de doença cardíaca, o infarto agudo do miocárdio é, sem dúvida alguma, uma das enfermidades que nos causa arrepio só de ouvir falar.

Popularmente conhecido como ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio, condição na qual alguma artéria coronária encontra-se obstruída, é a doença que mais causa mortes no Brasil. Só para se ter uma ideia, calcula-se que, anualmente, cerca de 300 a 400 mil pessoas são acometidas por esta doença. As estimativas apontam ainda que de cada 5 a 7 pessoas que sofrem ataque cardíaco, uma vem a falecer. Os dados são do Ministério da Saúde.

Em dimensões mundiais, o número de fatalidades chega a marca dos 17,5 milhões, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade calcula que 80% das mortes por doenças cardiovasculares ocorram em decorrência de ataques cardíacos e derrames, especificamente. Ademais, a OMS considera o sedentarismo, o tabagismo e a ausência de uma dieta saudável como alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos.

Proteja o coração

Se o coração é tão importante, mas existem tantas doenças que podem fragilizá-lo, por que não fazer o possível para protegê-lo? Se engana quem pensa que não há nada que possa ser feito para resguardar esse indispensável órgão. Afinal de contas, com a prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada e a realização de exames (check-up) regularmente, a prevenção de doenças cardiovasculares, inclusive do infarto agudo do miocárdio, torna-se consideravelmente realizável. Se você costuma fumar, busque abandonar esse vício. Além disso, siga atento a sua pressão arterial, bem como aos níveis de glicose no sangue.

Apesar de existirem inúmeras dicas para melhorar a saúde do coração, há casos em que a adoção de hábitos saudáveis não são suficientes para impedir a ocorrência de doenças cardíacas. É nessa situação que recorrer aos medicamentos torna-se inevitável. Quanto a isso, vale frisar que o tratamento prescrito pelo médico varia conforme o quadro clínico de cada paciente. Desta forma, a realização de exames, seguido do acompanhamento de um profissional, é fundamental na intervenção contra a enfermidade.

Dia Mundial do Coração

A fim de informar a população do mundo todo sobre a importância de proteger o coração de eventuais enfermidades, a Word Heart Federation decidiu reservar o dia 29 de setembro para celebrar o Dia Mundial do Coração. Este é o momento ideal para reforçar alertas sobre como as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas, além de informativos que exponham a importância do coração para o sustento da vida. Desde modo, participe deste movimento de conscientização! Se você dispõe de uma TV Corporativa em sua empresa, não hesite em usá-la para exibir esta temática ao público interno e externo do seu estabelecimento.

Com a TV Corporativa da Nextmídia, o Dia Mundial do Coração pode ser introduzido neste seu canal de TV de forma ágil e prática. Sem falar nos templates didáticos que nós dispomos, capazes de expor este tema de maneira atrativa e objetiva. Confira alguns exemplos a seguir de templates para você veicular em sua TV Corporativa da Nextmídia. E não deixe de nos contatar caso você queira ver o Dia Mundial do Coração neste seu canal de comunicação. 

cor3
Template da Nextmídia (1) sobre o Dia Mundial do Coração
cor5
Template da Nextmídia (2) sobre o Dia Mundial do Coração
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Postagens Recentes
Precisa de ajuda?