Em 8 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Instituída pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a data visa conscientizar as pessoas sobre os males ocasionados pela alta taxa deste componente no organismo. No entanto, você sabe o que é o colesterol? Conheça-o a seguir!
Colesterol: o que é isso?
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre o colesterol. Apesar de ser muitas vezes associado a algo ruim, o colesterol exerce importantes funções para o corpo humano. Sendo um tipo de gordura presente em nosso organismo, ele atua desde na produção de vitamina D e hormônios até na constituição da membrana plasmática das nossas células.
Embora o colesterol possa ser adquirido por meio da alimentação, ele é, majoritariamente, produzido pelo fígado. É válido destacar ainda alguns dos alimentos que detém alto teor deste composto. São eles: carne vermelha, bacon, batata frita, manteiga, alguns tipos de queijo, leite condensado, entre outros. Daí, você pode estar se perguntando: “se o colesterol é importante para nós, então podemos exagerar no consumo destes alimentos?”. A resposta para esta indagação é: melhor não! Afinal, como dito há tempos, tudo em excesso não é bom.
Nível elevado de colesterol: um grave risco à saúde
Quando o organismo dispõe de taxas normais de colesterol, a saúde não é comprometida. Por outro lado, a situação tende a se complicar quando o exagero toma conta e a pessoa consome, de forma excessiva, alimentos ricos, principalmente, em gordura. Nesta ocasião, os índices deste componente no corpo humano podem ficar acima do normal, representando sérios perigos à saúde.
Antes de entendermos mais sobre isso, convém conhecermos os principais tipos de colesterol existentes: HDL e LDL. O primeiro é visto como sendo bom, pois é responsável por direcionar as moléculas de gordura presentes nos vasos sanguíneos para o fígado, onde são degeneradas. Deste modo, o colesterol HDL exerce a importante tarefa de expulsar a gordura do nosso organismo. Em contrapartida, o colesterol LDL é considerado ruim. Isto porque há o risco deste colesterol se estabelecer nas paredes das artérias, o que pode causar aterosclerose, uma condição no qual os vasos sanguíneos são expostos ao acúmulo de gordura que, em casos extremos, pode interromper o fluxo de sangue.
Importância de fazer refeições equilibradas
Sabe aqueles alimentos gordurosos tão presentes no prato dos brasileiros, como o bacon e a batata frita? Pois é, embora sejam apetitosos e cheios de sabor, eles podem contribuir para o aumento da taxa de LDL, o mau colesterol com potencialidade de obstruir as artérias do corpo. É importante mencionar que o elevado nível de LDL no organismo pode provocar um derrame e até mesmo um infarto. Desta forma, é incontestável a necessidade de se ter uma dieta balanceada e saudável a fim de manter as taxas deste colesterol em patamares inofensivos. No tocante a isso, vale destacar também alguns dos alimentos ricos em HDL, isto é, o bom colesterol. Estão entre eles o azeite de oliva, o abacate, alguns tipos de peixe – como salmão, bacalhau e sardinha –, a castanha, o feijão e por aí vai.
Dia Nacional de Combate ao Colesterol na TV Corporativa
Apesar da TV Corporativa dispor de uma série de funcionalidades, atrair a atenção das pessoas é, sem dúvida alguma, uma de suas grandes vantagens. Deste modo, aproveite este canal de comunicação para fornecer informações acerca do colesterol. Veicule conteúdos que expliquem o motivo pelo qual este componente é tão importante para o nosso organismo. Simultaneamente, informe o público sobre os riscos implicados à saúde caso o colesterol esteja em níveis elevados. E não deixe de propagar também dicas de como ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Com tudo isso, além da sua TV Corporativa servir de ferramenta para impulsionar a comunicação interna da sua empresa, ela exerce, conjuntamente, a valorosa tarefa de promover a conscientização, principal proposta do Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Veja a seguir alguns exemplos de conteúdos para você publicar em sua TV Corporativa da Nextmídia! Por fim, não hesite em nos contatar caso decida incluir esta temática na rede de programação deste seu canal de TV.