A campanha Outubro Rosa
Muito se ouve falar que o melhor remédio contra uma doença é a prevenção. E de fato, esta afirmação é tão verídica quanto pedagógica. Por isso, realizar exames (checkup) regularmente é imprescindível para proteger o organismo de eventuais enfermidades, incluindo o câncer de mama.
A ideia do Outubro Rosa não remete a apenas explicar ao público sobre o câncer de mama, tumor maligno que surge quando ocorre mutações genéticas nas células mamárias. Afinal de contas, um dos grandes objetivos da campanha é sensibilizar as pessoas, especialmente as mulheres, sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce da doença. Além disso, é válido pontuar que os homens também são acometidos pelo câncer de mama, embora as mulheres sejam o público mais atingido pela doença.
Surgimento do câncer de mama
Não existe apenas um agente causador do câncer de mama, mas sim vários. Entre eles estão o sedentarismo, o consumo de álcool, a obesidade, contatos sucessivos com radiações ionizantes, além de fatores genéticos. Fora isso, há ainda a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que consiste na utilização de hormônios para amenizar os efeitos da menopausa, mas que aumenta o risco da mulher desenvolver a doença.
Prevenção da doença
“A melhor opção é a prevenção”. Muitos, certamente, já ouviram essa frase. Apesar de soar um pouco clichê, esse ditado continua sendo a melhor forma de informar as pessoas sobre a necessidade de precaver qualquer doença.
Em relação ao câncer de mama, existe uma série de conselhos sobre como se proteger desse mal. Para começar, listemos uma dica clássica: não fumar e evitar inalar a fumaça tóxica dos cigarros. Entre as doenças que essa atitude pode implicar, está o câncer de mama, com estudos apontando que o fumo aumenta as chances do indivíduo adquirir a doença. Além do mais, praticar exercícios físicos é um precioso costume que também pode ajudar na prevenção da enfermidade, uma vez que auxilia no controle do peso corporal e, consequentemente, no combate a obesidade. Por último, vale pontuar aqui outra importante medida de ser adotada. Trata-se da amamentação, hábito indispensável para o fortalecimento da saúde dos bebês e que chega a, inclusive, reduzir os níveis de alguns hormônios que favorecem o surgimento do câncer de mama nas mulheres.